segunda-feira, 31 de maio de 2010

profissão x emprego

Nos dias de hoje, tanto devemos valorizar o emprego como o trabalho, pois na era das comunicações, sabemos que o que manterá no futuro os sistemas de colegios e de professores não sera somente os professores que temos formalmente como tambem os professores que temos informalmente. Os primeiros filosofos surgiram, na antiga italia e grecia, quando o oficio e o aprendizado era passado, de mestre para aprediz.
Eles aprendiam e ensinavam, deixando escrito o que aprediam para poder pensar sobre os problemas que enfrentariam para sua resolução.
O escultor tinha aprendizes de sua profissão para trabalhar para ele, e eles, os apredizes aprendiam uma profissão para ganhar dinheiro, e continuarem com aquele tipo de aprendizado e profissão escolhida. Uma vez escolhida a profissão estes aprendizes, se dedicavam ao maximo as suas profissões, fazedo com que nos diasde hoje algumas delas tenham se tornado profissões com uma grande quantidade de conhecimento tecnico especifico para dar prossegmento ao seu aprendizado.
Passada a era agricola e industrial, entramos na ultima era do conhecimento humano, voltando um pouco no tempo, em que o mestre o aprendiz e extremamente necessário, para equilibrar o sistema sempre dinâmico do setor de serviços, sendo os profissionais liberais; pedreiro, marceneiro, carpinteiro, serralheiro, enfermeiro, farmaceutico, a secretaria, a bibliotecaria, a recepsionista, profissões tenicas que necessitam ou não de diploma tecnico para serem exercidas.
Aumentando um pouco mais o Engenheiro Civil, o Medico, o Engenheiro Mecanico, o Advogado, necessariamente tem que ter o diploma para poderem exercer essa profissão.

Costumeiramente, temos diversas palavras para descrever este tipo de trabalho remunerado, como sendo trabalho, bico, trabalho temporario, emprego.

Nenhum comentário: